sábado, 29 de setembro de 2012

Os ingleses na América

     *Os ingleses quando souberam das viagens marítimas da Espanha e de Portugal , também se propuseram buscar novas rotas  para a Índia.
     *Os portugueses e os espanhóis dividiram a América através de um tratado, chamado de tratados de tordesinhas, os ingleses descontentes começaram a financiar piratas para saquear os navios espanhóis e portugueses,esses piratas recebem o nome de corsários.

     -Problemas sociais na Inglaterra:
     *Gerras civis.
     *Intolerância religiosa.
     *Falta de terras para os camponeses.

     -Esses problemas obrigaram as pessoas imigrar.
     
     *No mesmo período os ingleses haviam chagado na América do Norte e pouco exploravam a religião, então começaram a mandar imigrantes para essas terras, onde fundaram as treze colônias.
     
     

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

População da América (Espanhola)

*Chapetones: Eram espanhóis que vinham para a América trabalhar na administração dos vice-reinos.
*Criollos: Eram filhos de espanhóis nascidos na América.
*Mestiços:Eram filhos de espanhóis com índias.
* Afrodescendentes escravos: Eram os negros que vinham da Africa para serem escravizados.
*Indigenas: Habitantes locais que viviam na América.

As atividades econômicas na colônia espanhola

*Prata.
*Tabaco.
*Cacau.
*Cana-de-açúcar.

>Mita:
*Chefes indígenas que escolhiam os trabalhadores.
*Trabalhavam durante cerca de 4 meses.
* Recebiam pelo que trabalhavam.(Minas)

>Encomienda:
*Instituição que permite o espanhol explorar o trabalho indígena,porém o espanhol deveria catequizar (ensinar sobre a religião espanhola,que no caso era o catolicismo) o índio.
*Podia cobrar impostos.

> Jesuítas:
*Membros da igreja.
*Criavam missões.
*Protegiam e ensinavam os índios.

>Missão: (Essas imagens são apenas exemplos não são como o texto fala de antigamente)

*Igreja:
*Casa de um índio:
*Animais:
Plantação:



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Conquista Espanhola


 Motivos pelos quais os espanhóis venceram e dominaram os povos         Americanos:
                                                     

      1: Superioridade em estratégias, armamentos e armaduras.
           
      2: Doenças.

      3: Ajuda de povos locais  (os traidores). 
        


   Francisco Pizarro=> Incas
           






Hernón Cortéz = Astecas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Questionário sobre os as coisas que aprendemos nesse mês

                                                     Exercícios de Revisão


01-) Qual o interesse da burguesia em fortalecer os reis?

02-) Como era dividida a nobreza?

03-) Quais as três características da política mercantilista?

04-) O que era o estado absolutista?

05-) Quem apoiava o estado absolutista?

06-) Quem eram os mouros?

07-) Como o comércio e a pesca em Portugal beneficiaram a expansão marítima?

08-) Quais os interesses que os portugueses tinham em comercializar com o Oriente?

09-) Quais as rotas de comércio usadas pelos portugueses?

10-) Qual a teoria que Cristóvão Colombo tinha sobre o formato da Terra?

11-) Quem financiou a viagem de Colombo?

12-) Como foi a viagem de Cristóvão Colombo?

13-)Porque Colombo chamou os habitantes da América de índios?

14-) Quais foram as outras viagens de Colombo?

15-) Cite pelo menos 3 outros navegadores que vieram para a América.

16-) Quais as características dos povos que habitavam a América?

17-) Quais os povos da Mesoamérica?

18-) Quais os povos da América do Sul?

19-) Explique como se divide a história dos Maias. Como ela termina?

20-) Como a matemática e a astronomia ajudavam os Maias?

21-) Como foi a formação do Império Asteca?

22-) Explique como era a Educação Asteca.

23-) Como funcionava o Calendário Asteca?

24-) Explique como os Icas chegaram a 7 milhões de habitantes, e porque os outros povos da América temiam eles.

25-) Como era composto as Elites Incaicas?

26-) Porque os espanhóis não destruíram a cidade de Machu Picchu?

72-) Como era a Astronomia Inca?

Aí estão todas as perguntas. As respostas serão lançadas em breve. Respondam as perguntas por comentários. Quero saber o quanto vocês se dedicaram a aprender sobre os Incas, os Maias, e etc...

Até mais pessoal! Fiquem ligados ;D

terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Civilização Inca

Os Incas

    Acredita-se que os incas tenham chegado às terras férteis da região de Cuzco, sul do atual Peru, no final do século XIII.Influenciados pela cultura de outros povos que viviam na região, os incas fundaram uma sociedade que alcançou grande expressão por quase três séculos, até a chegada dos espanhóis.
    Os incas chamavam seu grande império de "s Quatro Terras" ou "Os Quatro Cantos do Mundo" (Tawantinsuyu). Ocupando uma extensa área (que compreendia territórios dos atuais Equador, Peru e Bolívia ao norte, e do Chile e da Argentina, ao sul), o Império Inca chegou a runir 12 milhões de súditos.
 

Dominação Política

    Os povos dominados pelos incas pagavam tributos na forma de trabalho. Muitas vezes, eram forçados a migrar para regiões determinadas pelos administradores do império. A organização visava garantir a defesa do território e equilibrar o abastecimento de toda a população, mesmo em períodos de escassa colheita.
    As famílias recebiam do governo uma porção de terra para plantar e compartilhavam com os demais habitantes do ayllu o cultivo das terras do império.
    O governo exercia um profundo controle sobre a vida dos governos do império. Nem por isso, quando tinham oportunidade oportunidade, os povos dominados deixavam de oferecer resistência. Por essa razão, o governante mantinha um eficiente exército, capaz de conter os levantes dos povos submetidos. Estima-se que os incas dominassem uma população de 7 milhões de pessoas, pertencentes a mais de 100 grupos étnicos distintos.
    As terras do Império Inca eram cortadas por uma rede de estradas talhadas nas encostas das montanhas, percorridas por caravanas de lhamas e pelos mensageiros do imperador. As estradas eram pavimentadas com pedras e tinham uma extensão de mais de 23 mil quilômetros, unificando todas as partes do império. A construção das estradas era assegurada pela mita, sistema de distribuição de tarefas pelo qual os camponeses eram obrigados e prestar obrigados a prestar serviços ao Estado durante alguns dias do ano.


As atividades econômicas

     A base econômica dos incas era a agricultura. Nas áreas desérticas, empregavam técnicas de irrigação; feijão, batata, algodão, tomate, pimenta, abacaxi e outros produtos, usando como adubo o guano.
    Os incas domesticavam lhamas e alpacas, dos quais obtinham carne, leite e lã. Esses animais serviam também como meio de transporte na acidentada geografia dos Andes.
    O artesanato era bastante desenvolvido, com destaque para a tecelagem, a metalurgia e a produção de objetos de cerâmica.

A composição das elites incaicas

    Quando o Sapa Inca morria, suas mulheres e servos eram sacrificados e seus corpos eram depositados, junto ao dele, no Templo do Sol. Como no Egito antigo, empregavam-se técnicas para mumificar mortos.
    O sucessor era escolhido entre os filhos do Sapa Inca com a coya, sua irmã e mulher legítima, a mais elevada na hierarquia de esposas do imperador. O eleito, destacado por sua capacidade, passava a receber uma severa educação, que devia prepará-lo para comandar um vasto império.
    O imperador inca cercava-se de funcionários administrativos recrutados, na maioria das vezes, entre jovens das famílias nobres. Os novos integrantes das elites tinham sua orelha perfurada para exibir uma grande argola, um dos símbolos de sua posição.


Curiosidade:

    "As três múmias conhecidas como Crianças de Llullaillaco [...] foram achadas em março de 1999 no topo do vulcão Llullaillaco, nos Andes, a 6.739 metros de altitude. Com as múmias havia mais de 150 objetos, também exibidos no museu da cidade de Salta, 1.510 quilômetros a noroeste de Buenos Aires. As condições ambientais da alta montanha garantiram o excelente estado de preservação no qual foram achadas as múmias. [...]
    Segundo os pesquisadores que estudaram as peças, as Crianças do Llullaillaco foram sacrificadas numa oferenda dos incas aos seus deuses, numa cerimônia chamada de Capacocha.
    Escolhidas por sua perfeição física e por sua condição política e social, as crianças foram conduzidas ao alto do vulcão, o 'ponto mais próximo do Sol', para se transformarem em deuses atentos e protetores das comunidades sob o Império Inca. [...]"           Fonte: Livro Araribá História



A cidade de Machu Picchu

    Machu Picchu foi uma das poucas cidades incas que sobreviveram à conquista espanhola, provavelmente por não ter sido descoberta na época colonial. A cidade foi construída no topo de uma montanha no Vale do Rio Urubamba, a cerca de 2.400 metros de altitude. Abandonada por seus habitantes em época incerta, a cidade ficou coberta pela vegetação até ser encontrada pela expedição do arqueólogo norte-americano Hiram Bingham, em 1911, Acredita-se que a cidade tenha sido um local de cultos realizados pelas Virgens do Sol, pois a grande maioria dos restos mortais encontrados ali era de mulheres e crianças.



Astronomia inca

    Como não conheciam a escrita, os conhecimentos de astronomia dos incas nos foram transmitidos, principalmente, pelos cronistas espanhóis. Pelo que se sabe, o ano inca correspondia ao ano solar de 365 dias. Dividia-se em 12 meses lunares, cada um marcando uma série de atividades religiosas realizadas na capital, a cidadee de Cuzco, e atividades econômicas nas províncias.
    Como o ano solar contava 10,9 dias a mais que o ciclo de 12 meses lunares, os astrônomos incas periodicamente tinham de fazer ajustes no calendário para evitar que essa diferença aumentasse e comprometesse as atividades agrícolas e as cerimônias rituais.
    O relógio de sol construído na cidade de Machu Picchu indicava não só os dias do ano, mas também o início e o fim de cada estação - marcos do calendário agrícola e do calendário religioso inca. Para aquela sociedade, astronomia, religião e agricultura estavam profundamente entrelaçadas.


Os Quipus:

Os incas não tinham escrita. Eles criaram um sistema de registro das informações conhecido como quipu. Os quipus consistiam em cordões coloridos nos quais se faziam vários nós. A cor e a quantidade de nós registravam diferentes informações, como a produção de alimentos,o número e o valor dos tributos.





 Vocabulário:

Ayllu: Agrupamento de clãs indígenas que formavam uma unidade social na organização do Império Inca.
Guano: Composto formado por excrementos de aves marinhas ou de morcegos.
Sapa Inca: O imperador, a mais alta autoridade do Império Inca.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Civilização Inca

*Eles habitavam na região onde hoje é o Peru,Bolívia,Chile.
*E tinhão 12 milhões de habitantes.
*Os povos capturados de outras civilizações eram obrigados a pagar tributos.
*Algumas de seus sistemas de estradas funcionam ainda hoje.
*Agricultura: Eles cultivavam milho,feijão,batata,algodão,tomate,pimenta,abacaxi e etc...
*Chefe: Era chamado de Sapa-Inca,quando ele morria,todos seu bens eram inteirados com ele inclusive os escravos vivos ou não.
*As cidades incas foram destruídas pelos espanhóis pois ele achavam impossível os incas construírem coisas tão grandes e belas melhores que eles.
*A cidade de Manchu Picchu foi umas das poucas cidades que sobreviveram ao ataques dos espanhóis pois
lá era um lugar de difícil acesso.
*Eles tinhão calendários com eventos como rituais como ritual "de sangue" que era assim:Eles matavam parde de sua população para oferecer aos deuses para pintar seus templos com sangue.
*Para pegar ouro e prata eles peneiravam as partes de leitos de rios em busca de ouro e prata.

domingo, 2 de setembro de 2012

A Civilização Asteca


Os astecas formaram um grande império

     Dizia uma lenda asteca que o deus Huitzilopochtli prometeu conduzir o seu povo da região de Aztlãn, no sul dos atuais Estados Unidos, até a área onde hoje está a capital do México. Ali deveriam erguer um templo e construir uma cidade, numa ilha rochosa da qual se avistaria "uma águia devorando alegremente uma serpente".
      Depois de 260 anos de peregrinação, os astecas chegaram ao local indicado pelo oráculo e ali construíram uma pequena cabana de bambus, o primeiro templo de Huitzilopochtli e o núcleo inicial da futura cidade de Tenochtitlán.
    Segundo alguns historiadores, a fundação da cidade ocorreu em 1325, numa ilha do Lago Texcoco, região do atual México, A partir de Tenochtitlán, conquistaram cidades e povos vizinhos, o que resultou na formação de um grande império.
    A guerra era uma das atividades centrais dos astecas. Por meio dela, dominavam outras sociedades, obrigando-as a pagar tributos e reconhecer sua autoridade política e militar.
    Os tributos pagos aos chefes astecas na forma de produtos (como ouro e cacau) possibilitaram transformar Tenochtitlán em uma grande e bela cidade. Estima-se que, em meados do século XV, Tenochtitlán tivesse entre 200 e 300 mil habitantes, e que o império reunisse ao todo cerca de 11 milhões de pessoas.


As atividades econômicas

    
A agricultura era a base da economia asteca. Cultivavam-se milho, feijão, pimenta, abóbora, cacau, algodão, tabaco, frutas e verduras. Domesticavam perus, cachorros e patos. A caça, e a pesca e a coleta também eram atividades importantes para a sobrevivência dos astecas.
   Os astecas construíam terraços sobre a água dos lagos, nos quais cultivavam flores e hortaliças. Essas pequenas ilhas artificiais, feitas com a lama acumulada nas margens dos lagos, recebiam o nome de chinampas.
   Os astecas desenvolveram um refinado artesanato em cerâmica, pedras e metais. Os artesãos trabalhavam tanto nas residências como nos templos, e também em oficinas instaladas nos palácios do imperador e dos altos funcionários do Estado. Ao que parece, eram bem remunerados. Suas esposas teciam e bordavam.


A educação de meninos e meninas

   
Com a compreensão do Codex Mendoza, os historiadores puderam ter mais informações a respeito da educação das crianças parece ter sido uma das principais preocupações dessa sociedade.
   Pelo que mostra o Codex, a educação era essecialmente prática, mas também severa. Pais e tutores castigavam as crianças que, na visão deles, não queriam estudar. Essas crianças podiam ser arranhadas com espinhos ou obrigadas a respirar fumaça de uma fogueira onde queimavam pimentas vermelhas.


->Os meninos

   Nos primeiros anos, a educação limitava-se a bons conselhos e a pequenas tarefas domésticas. O menino aprendia a carregar água, madeira, acompanhava o pai ao mercado e recolhia os grãos de milho espalhados pelo chão. Dos sete aos catorze anos, os meninos aprendiam a pescar e a dirigir os barcos. Aos quinze anos, os jovens podiam entrar para dois centros de ensino: o calmecac ou o telpochcalli.
   O calmecac era uma espécie de templo ou mosteiro, dirigido por sacerdotes. Ele admitia preferencialmente filhos de altos funcionários do Estado, mas também aceitava filhos de comreciantes e, em alguns casos, jovens das famílias pobres. A educação no calmecac, extremamente rigorosa, visava formar sacerdotes e altos funcionários do Estado.
  O telpochcalli, em geral, formava cidadãos para atuar no comércio, em postos menos elevados do Estado ou nas atividades militares. Nesses centros os alunos tinham muito mais liberdade e eram tratados com menos rigor que na escola sacerdotal.
  
->As meninas

   A educação das meninas na sociedade asteca cabia ás mães. Até os seis anos de idade, a menina observava a mão tecendo. Depois, começava a realizar as operações mais simples no tear. Entre os sete e os catorze anos, as meninas fiavam algodão, varriam a casa e moíam o milho. Por fim, aprendiam a manejar plenamente o tear, um dispositivo complexo, que exigia prática e habilidade.


A religião e a arte

   Os astecas eram politeístas e tinham o costume de construir templos para os distintos deuses: Tlatoc, deus da chuva e do trovão;  Quetzalcoatl, deus do vento, da escrita, do calendário e das artes; Xipe Totec, deus dos ourives; Chicomecoatl, deusa do milho e da fertilidade; e muitos outros. Às vezes eram templos grandiosos, na forma de pirâmides. Neles reaçizavam cultos religiosos e sacrifícios humanos. Geralmente, as vítimas ferecidas em sacrifício eram prisioneiros de guerra ou escravos.
   A pintura foi muito usada nos códices, com temas figurativos ou geométricos. Com a cerâmica, construíam vasos e outros utensílios domésticos, pintados com temas religiosos. O colorido era intenso.
   O artesanato era riquíssimo. Os astecas tingiam tecidos feitos de algodão para confecção de roupas e produziam mosaicos de plumas muito apreciados. As joias eram preparadas usando ouro, prata e, muitas vezes, pedras semipreciosas, como jade e turquesa.



O calendário asteca

   O calendário asteca era complexo, mas preciso. é o mais antigo do que o calendário gregoriano, que usamos até hoje. Os astecas dividiam o ano em 18 meses. Cada mês tinha 20 dias e era representado por um símbolo: crocodilo, vento, casa, lagarto, serpente, cérebro, veado, coelho, égua, cachorro, macaco, ervas, cana, jaguar, águia, abutre, movimento, faca de pedra, chuva e flores. Havia 5 dias especiais dedicados aos sacrifícios. Dessa forma, completavam os 365 dias do ano solar.


 Vocabulário:

Oráculo: Sacerdote de um deus que aconselhava às pessoas usando o método de adivinhação.
Codex Mendoza: A palavra codex refere-se ao conjunto de desenhos e escritos feitos pelos astecas e por outros habitantes da região do México, entre 1541 e 1542. Neles os nativos descreveram eventos importantes da sua história e cenas da vida cotidiana relacionadas à comida, bebida, diversão e educação. O mais conhecido deles é o Codex Mendoza. 

sábado, 1 de setembro de 2012

Sociedade maia continuação

*O governo era formado por várias cidades-estados.
*O governo era hereditários.
*Os chefes políticos governavam auxiliados por sacerdotes.
*A principal atividade econômica era a agricultura,e o principal era o milho.

 1° eram os Sacerdotes e guerreiros (que tinha posse das terras).
 2° eram os Camponeses (Não tinham terras).

    *Sacerdotes:
Porque eram importantes?
     Pois também matemáticos e astrônomos,ajudavam em várias áreas.
*Criando calendários,pois conheciam a matemática.
*Por conhecerem os movimentos do sol e da lua,sabias as épocas certas de plantar e colher.
                 
                                                   Civilização Asteca

   *A educação asteca: (Detalhes)

    *Era muito rígida.
  -As crianças eram arranhadas por espinhos.
  -Eram abrigadas a respirar fumaça de pimenta.