Os Incas
Acredita-se que os incas tenham chegado às terras férteis da região de Cuzco, sul do atual Peru, no final do século XIII.Influenciados pela cultura de outros povos que viviam na região, os incas fundaram uma sociedade que alcançou grande expressão por quase três séculos, até a chegada dos espanhóis.
Os incas chamavam seu grande império de "s Quatro Terras" ou "Os Quatro Cantos do Mundo" (Tawantinsuyu). Ocupando uma extensa área (que compreendia territórios dos atuais Equador, Peru e Bolívia ao norte, e do Chile e da Argentina, ao sul), o Império Inca chegou a runir 12 milhões de súditos.
Dominação Política
Os povos dominados pelos incas pagavam tributos na forma de trabalho. Muitas vezes, eram forçados a migrar para regiões determinadas pelos administradores do império. A organização visava garantir a defesa do território e equilibrar o abastecimento de toda a população, mesmo em períodos de escassa colheita.
As famílias recebiam do governo uma porção de terra para plantar e compartilhavam com os demais habitantes do ayllu o cultivo das terras do império.
O governo exercia um profundo controle sobre a vida dos governos do império. Nem por isso, quando tinham oportunidade oportunidade, os povos dominados deixavam de oferecer resistência. Por essa razão, o governante mantinha um eficiente exército, capaz de conter os levantes dos povos submetidos. Estima-se que os incas dominassem uma população de 7 milhões de pessoas, pertencentes a mais de 100 grupos étnicos distintos.
As terras do Império Inca eram cortadas por uma rede de estradas talhadas nas encostas das montanhas, percorridas por caravanas de lhamas e pelos mensageiros do imperador. As estradas eram pavimentadas com pedras e tinham uma extensão de mais de 23 mil quilômetros, unificando todas as partes do império. A construção das estradas era assegurada pela mita, sistema de distribuição de tarefas pelo qual os camponeses eram obrigados e prestar obrigados a prestar serviços ao Estado durante alguns dias do ano.
As atividades econômicas
A base econômica dos incas era a agricultura. Nas áreas desérticas, empregavam técnicas de irrigação; feijão, batata, algodão, tomate, pimenta, abacaxi e outros produtos, usando como adubo o guano.
Os incas domesticavam lhamas e alpacas, dos quais obtinham carne, leite e lã. Esses animais serviam também como meio de transporte na acidentada geografia dos Andes.
O artesanato era bastante desenvolvido, com destaque para a tecelagem, a metalurgia e a produção de objetos de cerâmica.
A composição das elites incaicas
Quando o Sapa Inca morria, suas mulheres e servos eram sacrificados e seus corpos eram depositados, junto ao dele, no Templo do Sol. Como no Egito antigo, empregavam-se técnicas para mumificar mortos.
O sucessor era escolhido entre os filhos do Sapa Inca com a coya, sua irmã e mulher legítima, a mais elevada na hierarquia de esposas do imperador. O eleito, destacado por sua capacidade, passava a receber uma severa educação, que devia prepará-lo para comandar um vasto império.
O imperador inca cercava-se de funcionários administrativos recrutados, na maioria das vezes, entre jovens das famílias nobres. Os novos integrantes das elites tinham sua orelha perfurada para exibir uma grande argola, um dos símbolos de sua posição.
Curiosidade:
"As três múmias conhecidas como Crianças de Llullaillaco [...] foram achadas em março de 1999 no topo do vulcão Llullaillaco, nos Andes, a 6.739 metros de altitude. Com as múmias havia mais de 150 objetos, também exibidos no museu da cidade de Salta, 1.510 quilômetros a noroeste de Buenos Aires. As condições ambientais da alta montanha garantiram o excelente estado de preservação no qual foram achadas as múmias. [...]
Segundo os pesquisadores que estudaram as peças, as Crianças do Llullaillaco foram sacrificadas numa oferenda dos incas aos seus deuses, numa cerimônia chamada de Capacocha.
Escolhidas por sua perfeição física e por sua condição política e social, as crianças foram conduzidas ao alto do vulcão, o 'ponto mais próximo do Sol', para se transformarem em deuses atentos e protetores das comunidades sob o Império Inca. [...]" Fonte: Livro Araribá História
A cidade de Machu Picchu
Machu Picchu foi uma das poucas cidades incas que sobreviveram à conquista espanhola, provavelmente por não ter sido descoberta na época colonial. A cidade foi construída no topo de uma montanha no Vale do Rio Urubamba, a cerca de 2.400 metros de altitude. Abandonada por seus habitantes em época incerta, a cidade ficou coberta pela vegetação até ser encontrada pela expedição do arqueólogo norte-americano Hiram Bingham, em 1911, Acredita-se que a cidade tenha sido um local de cultos realizados pelas Virgens do Sol, pois a grande maioria dos restos mortais encontrados ali era de mulheres e crianças.
Astronomia inca
Como não conheciam a escrita, os conhecimentos de astronomia dos incas nos foram transmitidos, principalmente, pelos cronistas espanhóis. Pelo que se sabe, o ano inca correspondia ao ano solar de 365 dias. Dividia-se em 12 meses lunares, cada um marcando uma série de atividades religiosas realizadas na capital, a cidadee de Cuzco, e atividades econômicas nas províncias.
Como o ano solar contava 10,9 dias a mais que o ciclo de 12 meses lunares, os astrônomos incas periodicamente tinham de fazer ajustes no calendário para evitar que essa diferença aumentasse e comprometesse as atividades agrícolas e as cerimônias rituais.
O relógio de sol construído na cidade de Machu Picchu indicava não só os dias do ano, mas também o início e o fim de cada estação - marcos do calendário agrícola e do calendário religioso inca. Para aquela sociedade, astronomia, religião e agricultura estavam profundamente entrelaçadas.
Os Quipus:
Os incas não tinham escrita. Eles criaram um sistema de registro das informações conhecido como quipu. Os quipus consistiam em cordões coloridos nos quais se faziam vários nós. A cor e a quantidade de nós registravam diferentes informações, como a produção de alimentos,o número e o valor dos tributos.
Vocabulário:
Ayllu: Agrupamento de clãs indígenas que formavam uma unidade social na organização do Império Inca.
Guano: Composto formado por excrementos de aves marinhas ou de morcegos.
Sapa Inca: O imperador, a mais alta autoridade do Império Inca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário